“Violões da Udesc” será apresentado no Sesc Criciúma, no domingo.

Redação Rádio 105FM
Foto: SESC/Divulgação

De 3 a 27 de julho, o 2º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música levará apresentações gratuitas para 15 cidades catarinenses. O projeto é uma parceria entre Sesc e Udesc, fruto do convênio de Cooperação Técnico-Científica e Artística nas áreas de extensão e cultura, firmado pelas duas instituições, em 2016. O objetivo é promover a circulação estadual da produção cênica e musical dos docentes e acadêmicos da Udesc na programação do Sesc e realizar projetos conjuntos de formação artística.

Nesta segunda edição do evento, dois projetos de música e dois de teatro, formados essencialmente por alunos e professores da Udesc, percorrem as cidades de Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Palhoça, Tijucas e Tubarão. São eles: “BigBandUdesc”, “Violões da Udesc”, “Coro dos Maus Alunos” e “Poeira”.

Cada grupo irá realizar apresentações acompanhadas por roda de conversa, para que os artistas participantes possam trocar experiências com o público e outros estudantes. A circulação tem como objetivo contribuir com a formação dos acadêmicos e com o crescimento dos trabalhos, além de proporcionar ao público o acesso gratuito a programações de teatro e música e o conhecimento da produção acadêmica.

“A circulação das produções de artes cênicas e música, frutos das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem também como objetivo estimular o conhecimento e colocar a arte e a universidade em relação mais próxima com a comunidade. A parceria entre o Sesc e a Udesc, através do Ceart, reforça o compromisso das instituições com a formação e a prática artística, visando potencializar a profissionalização dos acadêmicos envolvidos no projeto”, salienta KamilaDebortoli, analista de Programação Social – Cultura do Sesc Santa Catarina.

“Violões da Udesc”

O “Violões da Udesc” chega à  Criciúma (14/07) às 18h30, no Auditório Sesc. Os alunos do bacharelado em Música com opção em Violão apresentam um concerto de música do século XX para as formações de duo e camerata de violões. No programa, estão obras de Mario Castelnuovo-Tedesco, Igor Stravinsky, Maurice Ravel e Jorge Cardoso. A primeira parte do concerto traz uma das obras-primas escritas originalmente para duo de violões – Os Violões Bem-Temperados, do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968). O título faz alusão ao Cravo Bem-Temperado, conjunto de prelúdios e fugas em todas as tonalidades maiores e menores escrito por Johann Sebastian Bach (1685-1750). Os alunos Alejandro Jara, Igor Tomé, Jari Amorim e Luigi Brandão revezam-se para apresentar seis pares de prelúdios e fugas. Na segunda parte, a Camerata de Violões da UDESC apresenta arranjos de peças de três compositores – Igor Stravinsky (1882-1971), Maurice Ravel (1875-1937) e Jorge Cardoso (1949-). Os três arranjos foram escritos para quarteto de violões por Orlando Fraga, sendo os dois primeiros originais para pequena orquestra, o último para violão solo. (Duração: 70 minutos / Classificação: Livre).

+Inf.:https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/circuito-universitario-sesc-udesc-violoes-da-udesc

“Violões da Udesc”
– 14/07, às 18h30 – Criciúma – Auditório do Sesc – Rua Pres. Kennedy, 850 – Pio Corrêa
Gratuito.

Compartilhe com seus amigos!