AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Nos próximos dias (17 a 19/10), uma massa de ar úmido e quente predomina em SC, deixando as temperaturas altas, próxima e acima de 30°C na maioria das regiões, com pancadas de chuva por vezes acompanhadas de temporais com granizo e ventania (rajadas em torno de 60 a 90km/h), especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul. A instabilidade segue mais forte no RS, portando nas áreas mais próximas desse Estado, o risco de temporais é maior.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos!

Confirmação de Tsunami meteorológico

O fenômeno que provocou a onda na tarde de domingo (16), na praia em Balneário Rincão foi sim um tsunami meteorológico. Em inglês se chama de meteotsunami. Estes fenômenos são raros, perigosos e geralmente ocorrem durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas. Apesar de ocorrerem ventos intensos comuns durante as passagems de linhas de instabilidade com esta, não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, mas sim a combinação peculiar de fatores, como a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velociade e a direção de deslocamento da tempestade em relação à linha de costa e a batimetria local, que podem gerar uma ressonânica e uma amplificação da onda.
Em Santa Catarina já tivemos registros na praia do Pântano do Sul, e que também foi sentido na praia da Armação em 19 de novembro de 2009. Este evento foi muito bem documentado e descrito pelo Eloi Mello et al. (2010). Além desses, ocorreram dois eventos similares na praia do Cassino no RS em 1977 e em 2014.

Mais informações podem ser obtidas nos links:

Tsunami meteorológico na Ilha de Santa Catarina
GERÊNCIA DE MONITORAMENTO E ALERTA DEFESA CIVIL SC

(Colaboração ACAERT – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão e Defesa Civil/SC)
Compartilhe com seus amigos!